Documentação Sogaz

Sogaz

Site e app para compra de produtos


 

Requerimento do Servidor para uso do sistema

  • PHP Version 5.3.1 or higher
  • MySQL client version: 5.1.41 or higher
  • PDO Installed
  • CURL Open
  • Session enabled
  • Mail functions enabled
  • Mod_Rewrite Module Enabled
  • Porta 2195 aberta, nem que seja de saída para notificação do push IOS
  • Trabalho cron a cada 1 min

 

Tecnologias usadas no sistema e apps

– Yii Framework para o sistema
– Onsen/Cordova para os apps
– Phonegap Build para compilar o app

 

Arquivos incluídos

Para o sistema: JavaScript JS, HTML, CSS, PHP, SQL
Para os apps: JavaScript JSON, XML, JavaScript JS, CSS, PHP, HTML

Recursos de administração

  • Fácil de gerenciar produtos
  • Gerenciar categoria de produtos
  • Variações de produtos
  • Gerenciar endereço, impostos, taxas de entrega, mensagem de recibo, etc.
  • Envie uma notificação por e-mail para o proprietário assim que houver um novo pedido.

Gateway de pagamento

  • Aceite o pagamento usando paypal.
  • Aceitar pagamento usando cartões de crédito na entrega
  • Aceita pagamento em dinheiro na entrega
  • Aceita pagamento usando a cielo api 3.0

Relatórios

  • Relatório de vendas
  • Relatório de vendas por item
  • Relatório de resumo de vendas
  • Todos os relatórios podem ser exportados para o excel csv

Gráficos

  • Gráficos de vendas para os últimos 30 dias
  • Gráficos de vendas por item

Recursos de administração

Rede social

  • Login pelo Facebook
  • Link de rede social

Painel principal

Esta é a página principal onde você pode ver todos pedidos do dia.

Loja

Neste item, você pode clicar em auto-login para entrar diretamente no painel da loja, e editar um produto, cupom, promoção que  o lojista possa ter pedido.

Status do pedido

Aqui você pode adicionar, editar ou deletar status do pedido. Estes status servem para organização do processo de quando um pedido é feito no site ou app.

Pedidos

Neste item, você pode acompanhar todos pedidos, editar o status, e também ver o histórico do processo de status.

Relatório de pedidos

Neste item você pode ver o relatório de pedidos por data de inicio e fim, e status. Neste você não pode mudar o status de pedidos.

Configurações

Item muito importante e obrigatório está bem configurado. Nesta página você pode editar o seguinte:

– Título, logo desktop e logo mobile
– Google API Key ( obrigatório ter o API )
– Opções de Impressão ( determina largura e tamanho da fonte da impressão do recibo, quando recebe um novo pedido no painel )
– Recebimento de email ( desativar o recebimento de email ao alterar o status do pedido, tanto para o admin e para o cliente )
– Troco obrigatório ( se é preciso troco obrigatório ou não )
– Opções de recebimento do recibo ( você pode configurar logo, e assunto do email )
– Configuração de cadastro do cliente ( você pode editar se é necessário verificar o email para avançar no cadastro, adicionar campos novos, e bloquear emails ou telefones )
– Termos e condições ( você pode ativar o termo de condições, para quando o cliente realizar o cadastro, aparecer um quadradinho para ele marcar para poder avançar no cadastro)
– Avaliações ( permitir ou não que clientes que já compraram faça comentários )
– Status do pedido ( número de dias que o pedido deve ser cancelado, caso o status não mude )
– Dados de contato e moeda ( Aqui você configura o endereço, telefone, dados da moeda )
– Área de pesquisa ( Neste item você pode configurar raio de atendimento, tipo de pesquisa e localização )

Modelos de notificações

Neste item você controlar as mensagens que são enviadas a cada operação que acontece no site e app. Este item envolve todas notificações que são enviadas para o administrador, o lojista e o cliente.
Aqui você pode configurar as mensagens de emails gerais e pushs notificações dos status do pedido.
Para configurar um modelo de mensagem, você deve deixar marcado o quadradinho da mensagem enviada, e clicar no ícone do lápis, para editar a mensagem, seja ela de email, ou push notificação do status do pedido.
Obs: Para usar as tags do sistema, você precisa usar as chaves [], exemplo: [exemplo]. Ao abrir a mensagem para edição, clicando no ícone do lápis, você terá as tags que funcionam nesta mensagem disponível para usar.  Voê pode usar no conteúdo da mensagem, código HTML.

Configurações de notificações

Aqui você pode configurar o email do administrador que deve receber todas notificações que acontece no site, desativar a notificação no painel quando houver um novo pedido, desativar o som da notificação no painel.

Logs de emails

Todos os emails que é enviado pelo sistema, irá aparecer no log, para você ter certeza que foi enviado. Questão de acompanhar mesmo.

Classificações

Aqui você pode configurar, como as classificações que estão nos comentários dos clientes funcionam. Por padrão está com 5 estrelas.

Código personalizado & Google Analytics

Aqui você pode colocar o script do google analytics, bem como outros códigos scripts que necessitar

Lista de clientes

Neste item você pode acompanhar a lista de clientes, editar os dados bem como a senha caso o cliente tenha perdido e não consiga recuperar, por não ter mais acesso ao email.

Painel inicial

Esta página é uma prévia do total de vendas dos últimos 30 dias e também aqui você pode ver os pedidos de hoje. Você pode simplesmente ver os detalhes do pedido clicando na vista na lista de pedidos da tabela.

Informações da loja

Aqui você pode editar as informações da loja como telefone, endereço, dados de login e outros.

Configurações

Neste, você pode está configurando os dados essenciais para o uso do site e app, os pontos que você pode editar e configurar são:

– Logo do site em desktop e mobile
– Opções do produto
– Opções de Impressão do recibo recebido quando há um novo pedido
– Configurações de abertura e fechamento da loja
– Cupons, configurações de pedido mínimo, máximo, taxas e custos de entrega.
– Estimativa de entrega
– Área de cobertura
– Horários de atendimento da loja
– Mensagem quando estiver fechado ou feriado

Status do pedido

Aqui você pode configurar os status do pedido, lembrando que por padrão precisa ser o status d quando o cliente faz o pedido, geralmente ( pendente e no seu está Em espera ).
Você também pode adicionar novos status para está utilizando durante a operação da loja.

Categoria do produto

Neste item você pode criar, editar e excluir as categorias dos produtos.

Variações do produto

Aqui você pode configurar as variações dos produtos. Neste caso estamos usando a variação tamanho, mas pode ser cores por exemplo.

Produtos

Neste item, você pode visualizar todos produtos, deixar como indisponível, e cadastrar, editar ou excluir produtos.

Cadastrar produto

Para cadastrar o produto é necessário e obrigatório o nome, imagem destacada, categoria e valor. O restante é opcional.

Ofertas

Aqui você pode criar promoções.Você escolhe uma porcentagem de desconto, qual valor é preciso comprar pra ter o desconto, a data que inicia a promoção e a data que a promoção finaliza.

Cupons

Neste item você pode criar cupons de desconto. Ao criar um novo cupom, você precisa preencher o seguinte:

– Nome do cupom
– Tipo ( se é valor fixo ou se é porcentagem )
– Desconto ( lembrando que este valor é reflexo da configuração do tipo )
– Validade, que é a data que este cupom não funcionará mais.
– Se pode ser usado várias vezes ou só uma vez por usuário
– E o status do cupom, se publicado, rascunho ou pendente de revisão

Portal de Pagamento ( Dinheiro )

Neste item você tem duas opções, desativar o pagamento em dinheiro, e colocar o troco como obrigatório.

Portal de Pagamento ( Paypal )

Neste item você pode ativar e desativar o pagamento pelo Paypal. Bem como configurar os dados necessários exigidos pelo Paypal, para o gateway de pagamento funcionar.
Verifica este link para consegui as credenciais: https://www.paypal-brasil.com.br/desenvolvedores/tutorial/credenciais-de-api-passo-a-passo-rapido/

Portal de Pagamento ( Cielo )

Neste item você pode ativar e desativar o pagamento com a cielo. Os dados que estão inseridos já foram passados por vocês. Todo cas pra conseguis dados de API, segue o link abaixo:
https://developercielo.github.io/manual/cielo-ecommerce

Os dados que eles fornecem são 2 chaves:

Chave secreta e chave pública. Elas devem ser usados uma ao lado da outra, separadas por vírgula, e preenchidas igualmente nos 4 campos.

Portal de Pagamento ( Mercado Pago )

Neste item você pode configurar o pagamento do gateway mercado pago ( que só funciona no site ).
Você pode obter informações sobre como conseguir estes dados neste link: https://www.mercadopago.com.br/developers/pt/api-docs/basics/authentication/

Portal de Pagamento ( Cartão de crédito na entrega )

Neste item você pode marcar os cartões que aceita na entrega do pedido. Você também pode desativar e ativar esta forma de pagamento.

Relatórios de Venda

Aqui você pode acompanhar os pedidos realizados no site e app, você pode pesquisar por datas de inicio e fim, e por status do pedido.

Sumário dos produtos ( Relatório )

Neste item você pode acompanhar o relatório de vendas por produto, com isso ver quem mais vendeu, e quem menos vendeu. Bem como fazer a pesquisar por data de início, fim e status do pedido.

Avaliações do cliente

Neste item você pode acompanhar, editar as avaliações dos clientes que são feitas pelo site e app.

Notificações de Alerta

Neste item você pode editar algumas configurações de alertas quando há novo pedido. Desabilitar a notificação por email, preencher o email para receber as notificações e desativar o som quando tem novo pedido no painel da loja.

Usuários

Neste item você pode cadastrar usuários para ter acesso a administração da loja e ao app do comerciante. Você pode editar quais configurações o funcionário pode ter acesso.

Configurações gerais

Nesta tela, você tem outras 6 sub-abas, que vamos explicar uma a uma. A primeira é esta abaixo que tese chama API. Onde a opção que você tem é alterar a API hash key, que não deve ser mudado, pois o app está compilado com este código por segurança. Se mudar este código o app deixa de funcionar e só volta a funcionar com este código. Se perder o código e mudar e não ter mais, vai ser preciso ompilar um novo app com este novo código.

Configuração app da Loja

Nesta página você pode está editando o seguinte:

– API hash key ( Esta API, está sendo usada no app, por isso não pode mudar, pois se mudar o app para de funcionar, e só volta se colocar a mesma api, ou recompilar o app e enviar para as lojas )
– Android Push API Key ( API de push notificação push do google developer, não mudar, pois o app já está configurado com este id, se mudar, é preciso recompilar o app com o novo id do push )
– Push de Pedido Novo ( deve ser configurado para o status onde o pedido acaba de ser feito, hoje está como Em espera )
– Config. Idioma do App ( como só tem português, já está configurado corretamente )
– Guia de pedidos pendentes ( você configura a ordem de como os status do pedido ocorre no sistema, exemplo, pendente, aceito, saiu para entrega, entregue )
– Status do pedido para o Entregador ( qual o status que o pedido deve informar ao entregador do novo pedido )
– Plataforma IOS ( configuração do certificado push para IOS, á está configurado certinho com o certificado de produção e senha do certificado )

Dispositivos registrados

Nesta página, consta os dispositivos e usuários que estão cadastrados ou se cadastraram no sistema. Clicando no balão azul, você pode enviar uma mensagem para este usuário específico.

Logs dos pushs enviados

Nesta tela, você pode acompanhar os pushs que foram enviados e os resultados desses envios, bem como a hora e a mensagem do push.

Trabalhos CRON

Esta tela, é mais um aviso de manter o trabalho cron deste link que contém na página, a cada 1  min.Também consta um link de como configurar na hospedagem.

Envio de notificação PUSH ( Marketing )

Para enviar notificação push para os clientes, avisando de uma promoção, avisos e informações, você segue o seguinte:

– Clica em Notificação PUSH no Painel de administração ou comerciante. Ao clicar você chegará nesta tela abaixo:
Ao chegar nesta tela, você vai clicar no botão “Add novo +”

Ao clicar em Addnovo +, você chegara nesta tela, onde irá preencher o seguinte:

– Título do PUSH
– Conteúdo do push
– Plataforma que deve ser enviado ( Android, IOS, ou para as duas plataformas )

Obs: Ao enviar o push, você pode acompanhar ele usando o Logs de Notificação Push

Obs: O sistema envia de 10 em 10 push a cada 1 minuto, para não configurar SPAM para o Google e assim suspender o API.

Como posso adicionar desconto ao meu produto?

Para adicionar desconto em seu produto, quando você adiciona um novo item há um campo para desconto, e esse desconto deve ser em valor numérico.

O Site é responsivo?

Sim, o front-end do Site é responsivo, para que o usuário possa fazer o pedido com facilidade usando o celular

Erro ao carregar a imagem no backend?

Isso geralmente acontece quando um PHP não tem permissão para criar uma pasta, para consertar isso você terá que criar a pasta de upload manualmente e configurar a permissão para o 777.
upload da pasta deve estar no diretório raiz principal onde o Site está instalado

Adicionando item ao carrinho, mas está vazio?

isso geralmente acontece quando a pasta temp do seu servidor não é gravável

Como apagar pedidos de teste ?

Paga apagar os pedidos de testes, devem ser feito direto no banco de dados utilizando o phpmyadmin para acessar o banco de dados mysql.
Ao acesso o banco de dados correto você vai procurar a tabela kl_order, escolhe o pedido ou os pedidos a excluir, indico se basear no id do pedido, e depois de selecionado clicar em pagar ou eliminar.
Obs: Indico realizar o backup do banco de dados antes de qualquer alteração.

Para transferir os sistema para outro servidor, basta seguir os passos simples:

  1. Copie todos os arquivos do seu antigo servidor para o seu novo servidor
  2. Exporte seu banco de dados descarregando a estrutura e os dados usando o phpmyadmin note: não inclua a tabela _view_merchant, _view_order_details e view_ratings, isso não é uma tabela comum.
    todas as tabelas com _views não deve ser incluídas quando você exportar seu bando de dados mysql
  3. Altere o arquivo htaccess, se necessário. note: isso vai depender do seu novo servidor como exemplo se você instalar o site em uma pasta e copiar todos os arquivos para o seu novo servidor sem pasta então você precisará alterar o seu arquivo htaccess
  4. Altere a conexão de banco de dados do arquivo protected / main.php para as novas configurações de conexão do banco de dados
  5. Execute atualização do banco de dados  visitando o URL do seu website http://susite.com/update

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